O que é a Domótica?
Domótica consiste na instalação de uma solução integrada que permita o Controlo, Monitorização e Programação, Local, Centralizado ou Remoto, de uma forma personalizada e simplificada, de equipamentos Eléctricos, Mecânicos e de Segurança, maximizando a Segurança, Eficiência e Conforto, com o objectivo de melhorar a Qualidade de Vida nos Edifícios.
O que é a Inmótica?
Inmótica aplica-se a edifícios de maior dimensão, com finalidades específicas onde se pretende melhorar não só a Qualidade de Vida, como também a Qualidade de Trabalho.
Habitação . Edifícios . Hoteis . Comércio
A Domótica permite o Controlo, Monitorização e Programação, LOCAL, CENTRALIZADO, ou REMOTO de:
- Iluminação Interior e Exterior (tradicional e LED)
- Iluminação DALI
- Motores, Estores e Cortinas
- Alimentações e Tomadas
- Climatização
- Som ambiente / Multiroom
- Monitorização (Consumos, ambientes e eventos)
- Rega
Sistemas complementares:
- Segurança - Intrusão, Inundação, Incêndio, fuga de gás
- Video Porteiro iP
- Video Vigilância / CCTV
- Multiroom / Audio e Video / Cinema em casa
- Rede de Dados / Wifi
No sistema de Domótica, o controlo pode ser:
LOCAL, CENTRALIZADO, ou REMOTO - de uma forma directa, são utilizados botões personalizados, ou botões da marca/modelo definidos, um ou mais paineis de controlo, Tablets e Smartphones, ou até mesmo a TV.
- de uma forma indirecta, pode ser utilizada a 2ª função nos botões, controlo por grupo, controlo por cenários, e programação horária.
Todo o sistema pode ser controlado Remotamente via Internet.
Implementar um sistema de Domótica
Um sistema de Domótica apresenta novos requisitos funcionais, como por exemplo, a alocação de espaços para as zonas técnicas necessárias, a optimização e localização da nova geração de comandos (botões personalizados e paineis tácteis), a integração entre os vários sistemas, pelo que deve ser definido antes do início da obra.
A infra-estrutura para o sistema de Domótica tem requisitos diferentes dos de um edifício tradicional, que é necessário assegurar antes da execução de roços/tubagem.
A implementação do sistema de Domótica, é efectuada em coordenação com o Electricista da obra.
Uma Solução de Domótica é pessoal e personalizável, e é normalmente definida caso-a-caso, tendo por base a planta da moradia e as funcionalidades que se pretendem implementar.
Face ao desconhecimento geral sobre a Domótica e as suas funções, a IDPT Domótica define a solução com a colaboração directa do:
- Cliente: ajudando-o a filtrar quais as funções pretende utilizar e como podem ser implementadas
- Arquitecto: enquadramento nas soluções de Arquitectura propostas
- Constructor: enquadramento no Budget pretendido
Só assim é possível adequar a definição e maximização das funções de forma a se implementar o que é realmente pretendido, fundamentando e justificando o Investimento.
Custo de implementação
O custo de implementação de um sistema de Domótica está relacionado com a simplicidade/complexidade da solução a instalar, depende do número de circuitos e funções a controlar, sendo totalmente independente dos m2 do edifício. A título de exemplo, o custo da solução para um pequeno apartamento com muitos circuitos e funções é superior aos custos de uma grande moradia com poucos circuitos e funções.
A implementação de um sistema de Domótica vai ainda ter reflexo no custo da instalação eléctrica, não só pela diferença no tipo de instalação, mas também pela tubagem/cablagem necessária para os sistemas complementares (Segurança, CCTV, Audio...) que normalmente não é contemplado na previsão inicial de custos.
De forma a garantir o resultado pretendido, a IDPT Domótica está presente em todas as fases da Obra:
- Apresentação dos Sistemas a propôr
- Desenho da Solução "com o Cliente"
- Apresentação da Proposta
- optimiz. custos - evitar redundância entre sistemas
- Preparação da Obra e Planeamento
- Acompanhamento da Marcação da Obra
- Verificação da tubagem
- Acompanhamento em Obra
- Fornecimento e Instalação
- Programação/Configuração e Testes
Protocolo - a base do Sistema
Protocolo é a linguagem utilizada pelos diversos equipamentos que desempenham a sua função específica numa solução de Domótica, para comunicar entre si.
Há dois tipos de protocolo - Standard e Proprietário.
Protocolo Standard Mundial - KNX;
- Independente do hardware ou da Empresa/Marca
- Utilizado por +300 fabricantes a nivel mundial
(incluindo todas as principais marcas de material eléctrico)
- Existência de Milhares de Integradores certificados
- Qualidade e compatibilidade certificada
- Disponibilidade e Manutenção futura assegurada
Protocolo Proprietário;
- Limitado ao hardware disponível no sistema
- Limitado é capacidade da Marca que o desenvolve
- Disponibilidade e Manutenção futura limitada ao futuro da Marca que o desenvolve
Resumindo...

Integrador - o elemento chave
A instalação dos vários sistemas existentes num edifício (Electricidade, Canalização, Climatização, etc) é executada pelos técnicos especializados em cada um deles.
A definição, instalação e programação de um sistema de Domótica/Inmótica, é da responsabilidade do Integrador. que recorrendo a tecnologia de vanguarda, garante um interface único para controlo e monitorização de todos os sistemas.
O Integrador é o elemento que tendo um excelente conhecimento dos sistemas de um edifício, é especializado em integrar num único interface, os vários equipamentos e sistemas existentes, garantindo o seu funcionamento conjunto, como um todo.
Quem Desenha e Implementa um Sistema de Domótica não pode ter conhecimentos em apenas um Produto/Sistema, ou apenas uma marca, limitando assim as opções disponíveis ás capacidades do sistema que conhece ou vende, tendendo a desenvolver as suas soluções sempre no sentido de adaptar as necessidades do cliente á solução, em vez de adaptar a solução ás necessidades do cliente.
Só um Integrador, com a sua competência, experiência e conhecimento pode Desenhar e Implementar uma Solução de Domótica adequada a cada caso.
Uma solução para um edifício Inteligente tem que ser desenhada numa base visionária, uma vez que a maioria dos clientes que pretendem um edifício Inteligente, não tem ideía do que significa, nem mesmo no que se pode traduzir.
Cabe ao Integrador, com base na sua experiência e conhecimento, ajudar o Cliente a visualizar o resutado final, mediante as várias opções que se enquadram ao seu caso, de forma a melhor enquadrar os seus objectivos.
O Futuro, Hoje
Com a constante evolução da tecnologia, e a crescente necessidade de redução de consumos energéticos, é imperativo a criação de edifícios cada vez mais inteligentes e eficientes, ou a implementação de sistemas nos edifícios já existêntes.
um dia TODOS os edifícios serão
Inteligentes e Eficientes

|